A formação assíncrona significa que o formando pode realizar os trabalhos na altura que lhe for mais conveniente, dentro dos 45 dias de duração do curso.
- Duração: 40 horas
- Início: 10/07/2024
- Horário: Flexível
- Investimento: €190
Formação + 1 sessão de Consultoria €230
Formação + 2 sessões de Consultoria €250
A formação síncrona significa que há comunicação entre os formadores e os formandos em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos, em horários estipulados.
- Duração: 7 horas
- Início e Fim: 7, 9 e 11 de outubro
- Horário (sessões síncronas): 14h - 17h
- Investimento: €285
Formação + 1 sessão de Consultoria €315
Formação + 2 sessões de Consultoria €345
Objetivos
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Gerir melhor situações de conflito
- Construir relações de confiança e negociação partilhada com terceiros
- Adequar conhecimento teórico a situações reais
- Desenvolver competências emocionais na gestão de conflitos
Descrição do curso
A palavra conflito está carregada de uma conotação negativa e está presente em todas as dimensões da sociedade, na família, no trabalho, na escola.
Com esta formação vai aprender estratégias para a resolução dos conflitos e conhecer as principais situações causais de conflitos.
Destinatários
Profissionais cuja atividade pressupõe cargos de liderança gestão de conflitos nas equipas de trabalho; Público em geral com interesse em melhorar a forma como lidam com os conflitos.
Metodologias de formação
Métodos: expositivo e ativo.
Técnicas: apresentação audiovisual, resolução de exercícios, leitura de documentos escritos, visualização de vídeos, reflexões e interações através dos Fóruns e do Chat.
Critérios e Metodologia de Avaliação
A avaliação da aprendizagem do formando é feita de forma contínua e formativa, e obedecerá aos seguintes critérios:
- Avaliação contínua: motivação o interesse e o empenho demonstrado no decorrer da formação através dos fóruns, chat e atividades;
- Avaliação final: que assumirá a forma de ficha de avaliação escrita.
Requisitos
Computador ou outro aparelho com acesso a internet.
Programa
- Caracterização do Conflito
- Esfera Individual
- Interdependência das funções
- Indefinição das regras do jogo
- Interdependência dos recursos
- Sistemas de recompensa competitiva
- Mudança
- Mudanças ocorridas nas partes quando se geram conflitos
- Natureza do conflito
- Fatores subjacentes
- Evolução da situação conflitual
- Incubação
- Consciencialização
- Disputa
- Eclosão
- Conflito dentro da dinâmica interna de grupo
- O conflito dentro das organizações
- Ganho/Perda
- Perda/Perda
- Ganho/Ganho
- O caminho da recusa
- O caminho do conflito declarado
- O caminho do comportamento adequado
- Repressão, Diluição, Confrontação
- A negociação como forma de resolução do conflito
Atitudes de comunicação
- Avaliação
- Superioridade
- Certeza
- Orientação
- Apoio
- Interpretação
- Espontaneidade
- Investigação
- Empatia
- Ouvir atentamente
Inscrição
A abertura de cada formação requer um número mínimo de 4 formandos.