Gestão de Conflitos

Com esta formação vai aprender estratégias para a resolução dos conflitos e conhecer as principais situações causais de conflitos.
Gestão de Conflitos
Formador: Bianca Lima Santos

A formação assíncrona significa que o formando pode realizar os trabalhos na altura que lhe for mais conveniente, dentro dos 45 dias de duração do curso.

Formação + 1 sessão de Consultoria €230

Formação + 2 sessões de Consultoria €250

A formação síncrona significa que há comunicação entre os formadores e os formandos em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos, em horários estipulados.

Formação + 1 sessão de Consultoria €315

Formação + 2 sessões de Consultoria €345

Objetivos

No final da formação os formandos deverão ser capazes de:

Descrição do curso

A palavra conflito está carregada de uma conotação negativa e está presente em todas as dimensões da sociedade, na família, no trabalho, na escola.

Com esta formação vai aprender estratégias para a resolução dos conflitos e conhecer as principais situações causais de conflitos.

Destinatários

Profissionais cuja atividade pressupõe cargos de liderança gestão de conflitos nas equipas de trabalho; Público em geral com interesse em melhorar a forma como lidam com os conflitos.

Metodologias de formação

Métodos: expositivo e ativo.

Técnicas: apresentação audiovisual, resolução de exercícios, leitura de documentos escritos, visualização de vídeos, reflexões e interações através dos Fóruns e do Chat.

Critérios e Metodologia de Avaliação

A avaliação da aprendizagem do formando é feita de forma contínua e formativa, e obedecerá aos seguintes critérios:

  • Avaliação contínua: motivação o interesse e o empenho demonstrado no decorrer da formação através dos fóruns, chat e atividades;
  • Avaliação final: que assumirá a forma de ficha de avaliação escrita.

Requisitos

Computador ou outro aparelho com acesso a internet.

Programa

  • Caracterização do Conflito
  • Esfera Individual
  • Interdependência das funções
  • Indefinição das regras do jogo
  • Interdependência dos recursos
  • Sistemas de recompensa competitiva
  • Mudança
  • Mudanças ocorridas nas partes quando se geram conflitos
  • Natureza do conflito
  • Fatores subjacentes
  • Evolução da situação conflitual
  • Incubação
  • Consciencialização
  • Disputa
  • Eclosão
  • Conflito dentro da dinâmica interna de grupo
  • O conflito dentro das organizações
  • Ganho/Perda
  • Perda/Perda
  • Ganho/Ganho
  • O caminho da recusa
  • O caminho do conflito declarado
  • O caminho do comportamento adequado
  • Repressão, Diluição, Confrontação
  • A negociação como forma de resolução do conflito

Atitudes de comunicação

  • Avaliação
  • Superioridade
  • Certeza
  • Orientação
  • Apoio
  • Interpretação
  • Espontaneidade
  • Investigação
  • Empatia
  • Ouvir atentamente

Inscrição

A abertura de cada formação requer um número mínimo de 4 formandos.