Certificação em Mentoring

Desenvolva competências sobre Mentoring, de forma a otimizar e apoiar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como das pessoas com quem venha a estabelecer uma relação de mentoria.
Mafalda Vasconcelos

A formação assíncrona significa que o formando pode realizar os trabalhos na altura que lhe for mais conveniente, dentro dos 45 dias de duração do curso.

Formação + 1 sessão de Consultoria €230

Formação + 2 sessões de Consultoria €250

A formação síncrona significa que há comunicação entre os formadores e os formandos em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos, em horários estipulados.

Formação + 1 sessão de Consultoria €315

Formação + 2 sessões de Consultoria €345

O Mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal que dá sentido à expressão “cultura aprendente”. Os Mentores partilham conhecimento para que todo o know-how seja utilizado de modo a inovar, criar e recriar em prol do sucesso pessoal e profissional.

Objetivos

No final da formação os formandos deverão ser capazes de:

Descrição do curso

Esta Certificação em Mentoring é sustentada academicamente e na experiência da ALENTO na criação do SAGAZ, em 2013. Um programa de mentoring que à data conta com mais de 300 relações de mentoria ativas, monitorizadas periodicamente pela nossa equipa interna. Este programa conta atualmente com 18 edições.

Nesta formação o foco será o desenvolvimento de competências sobre Mentoring, de forma a otimizar e apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos, assim como das pessoas com quem venha a estabelecer uma relação de mentoria.

Destinatários

Profissionais cuja atividade está relacionada com a mentoria e querem desenvolver competências para estabelecer uma relação eficaz e eficiente; Público em geral com interesse em melhorar a performance enquanto mentor.

Metodologias de formação

Métodos: expositivo e ativo.

Técnicas: apresentação audiovisual, resolução de exercícios, leitura de documentos escritos, visualização de vídeos, reflexões e interações através dos Fóruns e do Chat.

Critérios e Metodologia de Avaliação

A avaliação da aprendizagem do formando é feita de forma contínua e formativa, e obedecerá aos seguintes critérios:

  • Avaliação contínua: motivação o interesse e o empenho demonstrado no decorrer da formação através dos fóruns, chat e atividades;
  • Avaliação final: que assumirá a forma de ficha de avaliação escrita.

Requisitos

Computador ou outro aparelho com acesso a internet.

Programa

  • Enquadramento histórico do Mentoring
  • Definições de Mentoring
  • Definição de Mentor, Mentorado e Mentoring
  • Diferenças entre Mentoring e Coaching
  • Mitos do Mentoring
  • Tipos de posicionamento e relacionamento em Mentoring
  • Modalidades do Mentoring
  • Modelo Internacional de Mentoring
  • Ética na relação de Mentoring
  • Motivos que justificam um programa de Mentoring
  • Estruturação de um programa de Mentoring
  • Gerir e acompanhar o programa de Mentoring
  • Identificar e selecionar o Mentorado
  • Identificar, selecionar e formar o Mentor
  • Modelo Internacional do “Mentor Ideal”
  • Deu matching! (responsabilidades do Mentor e Mentorado)
  • Vantagens e desvantagens para Mentor e Mentorado
  • Problemas típicos na relação de Mentoring
  • Estabelecer confiança
  • O tempo em Mentoring
  • Construindo a relação de Mentoring
  • Objetivos SMART
  • Lista de temas
  • Dinâmicas de comunicação em Mentoring
  • Perguntas em Mentoring
  • Escuta ativa
  • Aconselhamento
  • Networking
  • Avaliação mútua

Inscrição

A abertura de cada formação requer um número mínimo de 4 formandos.